1º momento: QUAIS SÃO OS PONTOS TURÍSTICOS DE MONTENEGRO?
Objetivo: Aprimorar o conhecimento sobre Montenegro, para que conheçam os pontos turísticos da nossa cidade.
Procedimento: Questionarei os discentes sobre quais são os pontos turísticos de Montenegro e, em seguida, pedirei para que os alunos que souberem algum ponto turístico dirijam-se ao quadro e escrevam os nomes dos pontos turísticos. Assim que os educandos não souberem mais nenhum, colocarei os que estiverem faltando e pedirei para que copiem em seus cadernos.
Duração: 10 minutos.
2º momento: PESQUISANDO SOBRE OS PONTOS TURÍSTICOS
Objetivo: Instigar os alunos a utilizarem a informática como meio de pesquisa e informação, para que saibam utilizar estes recursos no dia a dia.
Procedimento: Escolherei seis pontos turísticos e distribuirei um para cada aluno, juntamente com uma folha onde estarão alguns critérios para a pesquisa. Então, nos dirigiremos para a sala de informática, onde cada aluno poderá utilizar um computador. Todos deverão fazer sua pesquisa no site da cidade de Montenegro (www.montenegro.rs.gov.br). Caso a internet não funcione novamente, levarei a pesquisa impressa para que a atividade possa ser realizada de qualquer maneira.
Duração: 15 minutos.
3º momento: DESENHANDO O SEU PONTO TURÍSTICO
Objetivo: Aprimorar a capacidade de releitura de imagem e criatividade, para que consigam representar da melhor forma possível o ponto turístico pelo qual é responsável.
Procedimento: Quando todos tiverem terminado a sua pesquisa, voltaremos para sala de aula, onde distribuirei para cada aluno ½ folha A4. Neste pedaço de folha de oficio, os discentes deverão desenhar o seu ponto turístico, utilizando como material gráfico seus lápis de cor.
Duração: 20 minutos.
4º momento: CRIANDO CARTAZES
Objetivo: Instigar a criatividade em criar métodos de organizar um cartaz para que consigam passar as principais informações para a sociedade.
Procedimento: Assim que todos tiverem terminado seus desenhos, a turma deverá se juntar em duplas. Cada dupla receberá um pedaço de papel pardo do seu ponto turístico, então deverão transcrever as informações pesquisadas para o cartaz e colar a ilustração do ponto turístico que será exposto no corredor da escola.
Duração: 20 minutos.
5º momento: APRESENTAÇÃO DOS PONTOS TURÍSTICOS
Objetivo: Aprimorar a capacidade de apresentação oral e socialização, para que consigam se expressar desde os anos iniciais.
Procedimento: Após a confecção dos cartazes, cada dupla terá alguns minutos para ir à frente da sala e apresentar o seu ponto turístico, falando um pouco sobre ele e dizendo se o conhece ou não e também perguntando se algum colega conhece.
Duração: 15 minutos.
Amiga, seu planejamento está muito bom, MB para você!
ResponderExcluirÍsis, gostei de seu planejamneto!!! Dedicada como sempre!!!
ResponderExcluirMuito bom seu planejamento Ísis :)Está muito criativo e as atividades bem elaboradas!
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